segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Um argumento diferente a favor de uma Internet livre

O argumento científico. Pois é. Imagine-se um espaço creditado - uma wikipédia científica - em que os investigadores publicariam os seus papers e teses. Imagine-se o acesso livre a esses documentos, em tempo real e imediato. Imagine-se dois investigadores (um na Coreia do Sul, outro em Itália) a publicarem no mesmo dia os seus artigos sobre a doença de Parkinson e a descobrirem, horas depois, que alguém, do outro lado do mundo, tinha chegado a conclusões semelhantes indo por caminhos diferentes, completando-se, assim, partes de um puzzle comum.  

Há muito tempo que penso nisto e percebo que há muitas críticas possíveis - desde o desejo dos investigadores de ganharem direito com a publicação dos seus artigos à sua obrigação perante as entidades que os patrocinam.

Mas este texto How Traditional Publishing Hurts Scientific Progress de Michael Eisen fez-me relembrar que há mais vantagens do que desvantagens na publicação livre de artigos científicos e que é uma pena que o valor monetário se imponha sempre como o argumento final em qualquer discussão.
Fonte da imagem: Wikipedia

Sem comentários:

Enviar um comentário