Numa altura em que o custo dos manuais escolares e a sua aquisição são preocupação para muitos, é interessante ver o que se passa por outros países. Nos EUA, cada vez mais as escolas estão a investir em manuais digitais, agora com o recurso ao iPad. Quanto custarão estes livros? Em termos individuais, editoriais e ambientais?
E quais as consequências em termos da adaptação corporal aos novos métodos de leitura e trabalho? Ler e fazer anotações num livro em papel e ler e escrever notas numa superfície digital exigem usos diferentes das mãos e do cérebro.

Os produtores de tablets têm aqui um fortíssimo mercado mas as consequências para a espécie humana poderão não ser completamente benéficas. Em termos de leitura de obras literárias, por exemplo, os alunos passam a ter recursos fantásticos como a possibilidade de encontrar muito rapidamente qualquer palavra no texto mas, por outro lado, vai ser mais difícil conseguir que façam a leitura integral dos textos já que a informação de que necessitam pode ser acedida por outros processos que não a leitura linear e sequencial.
Mas a "onda" iPad está aí e vai alterar certamente o nosso modo de ver o ensino e a aprendizagem. Imagens aqui e aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário