sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A Primavera está aí (um bocadinho a Sul)

A primavera está a chegar cada vez mais cedo ao mundo árabe. Se nem tudo acabar bem, pelo menos percebeu-se que não é possível conter todas as pessoas num aquário sem liberdade, mesmo se ele for dourado como no Bahrein ou prateado, como na Líbia.
Se o futuro gera dúvidas, o presente apenas confirma o que se sabe sobre a Realpolitik: não interessa como é que se governa um país, desde que se possa fazer um negócio vantajoso.
É por isso que um dos regimes mais intransigentes, intolerantes e perigosos está sossegadinho (ou já não tanto) no seu reino das arábias. Enquanto a casa Saud continuar a portar-se bem nos negócios, o que fazem às mulheres, às minorias religiosas, aos emigrantes e às vozes contestatárias é absolutamente irrelevante. Negócio é negócio e conhaque é conhaque.
Assim, não espanta a miríade de fotos disponíveis na Net em que o coronel líbio (que, a esta hora, ainda está no poder em Tripoli) aparece acompanhado de figuras da política. Umas com peso real, como Obama, outras que desgovernam um pequeno país e andam pelo mundo fora a vender Magalhães.
É a velha história: a liberdade e a democracia são muito bonitas desde que sejam para nós. Nos outros, só interessam se não saírem caras. É mais ou menos isto que quem andou a apertar a mão ao coronel usa agora como desculpa. Uma tristeza!

Fonte das imagens: 1 2

Sem comentários:

Enviar um comentário