terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Cadeia de montagem

A morte do autor Stieg Larsson ou a exemplificação da morte do autor barthesiana?
A Trilogia do Milénio vai passar a Tetralogia?

Segundo a notícia do The Guardian, o texto que Stieg Larsson deixou incompleto, por altura da sua morte, irá ser acabado pela sua companheira.
Numa interpretação um pouco excessiva da noção de scriptor (Barthes), a companheira de Larsson assume a função narrativa embora deixe intimar que também existiu na função autoral.
"Gabrielsson wants to complete it because, she says, 'Stieg and I often wrote together"'.
Se esta escrita existiu a dois, a quem será atribuída a autoria do 4º livro (sem esquecer a polémica sobre o trabalho de edição que terá também existido nos primeiros livros de Larsson)? A resposta, provavelmente, estará para além destas minudências teóricas e centrar-se-á num aspecto muito mais importante: que nome do autor é que poderá vender mais livros? À semelhança dos ghost writers, Stieg Larsson poderá tornar-se o nom de plume de Eva Gabrielsson!
Ainda no âmbito da literatura light mas francamente entertaining, irá um dia J.K. Rowling ceder os direitos autorais da saga Harry Potter?
Talvez as próximas décadas comecem a olhar para o trabalho dessa classe esquecida - os escritores sucedâneos (aqueles que vêm a seguir ao original e que não são bem a mesma coisa e têm um gosto um bocadinho diferente...)

Stieg Larsson: The Girl with the Dragon Tattoo, The Girl Who Played with Fire, The Girl Who Kicked the Hornet's Nest

Sem comentários:

Enviar um comentário