sábado, 2 de outubro de 2010

Facebook x 3

Como toda a gente mais o meu cão (que não existe) tem uma conta no Facebook, volto a expressar a minha preocupação pelo uso inconsciente que se dá às redes sociais.
Três notícias, em particular, que surgiram em cadeia esta semana:
- Nos EUA, Tyler Clementi, um jovem estudante universitário anuncia o seu suícídio no Facebook depois de o colega de quarto o ter filmado secretamente com outro jovem e partilhado ao vivo o filme na Internet. Aqui.
- Em França, um jovem, depois de ter sido multado, decidiu publicar no Facebook impropérios vários e insultar as forças policiais, tendo sido condenado a 3 meses de prisão efectiva. Aqui.
- Voltando aos EUA, já está em exibição The Social Network, o filme sobre a vida do jovem Mark Zuckerberg, criador do Facebook e, agora, multimilionário. Aqui e  aqui.


 Imagem tirada daqui

Dito isto, gostava de ver algumas figuras nacionais (políticas, que as outras pouco me interessam) serem menos discretas no Facebook. Os recadinhos e os comentários enviesados devem ser deliciosos. Umas fotografias indiscretas também não ficavam mal. Talvez assim a palhaçada ficasse mais divertida e alguns acabassem na cadeia. Se olharmos para a civilizada Islândia podemos ver como um país exige responsabilidades aos seus dirigentes políticos. Como por cá as coisas são um pouco diferentes, podíamos seguir a via americana e tentar o que foi feito com Al Capone que, apesar dos inúmeros crimes de que era suspeito, acabou condenado por fuga ao fisco.
Pessoalmente, vou apostar em inconfidências no Facebook.
Não há por aí um político indiscreto que queira partilhar umas coisitas no Facebook? Vá lá, atreva-se.
                                                                                                    

Sem comentários:

Enviar um comentário