sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O Feminino – situação e estado 3

Alessandra Sanguinetti

Nas fotografias de Alessandra Sanguinetti as mulheres retratam estados femininos. Embora a situação vivencial e a ruralidade capte a pobreza circundante, os retratos não deixam de ter, frequentemente, o feminino por objecto. A crueza de algumas fotografias sugere a fundação numa estética que procura emoções: de vida e morte nas fotografias; de recusa ou proximidade no observador. Não posso comentar algumas das fotos que não vi em tamanho maior pelo desconforto que me causam. Mas por vezes encontram-se pontos de contacto com as duas fotógrafas anteriores (Lange e Sherman).
Será essa a intenção de Sanguinetti? Colocar representações intemporais do feminino num ambiente que evoca a fotografia documental do mundo rural organizada pela Farm Security Administration, nos EUA, durante a Grande Depressão? É possível uma fotografia ser the real thing?

E será possível criar narrativas do feminino fora dos cânones (a madonna, o espelho, o momento falsamente privado tornado objecto visual para o espectador)? Serão essas narrativas necessárias?

                                   "The Real Thing", 2007                              "The Reflection"

"Still waters", 2005
Todas as fotografias podem ser vistas em: Yossi Milo Gallery

Sem comentários:

Enviar um comentário